15 de novembro de 2010

JB - Respeito aos Ciclistas

Lamento por Niterói. Uma cidade de muita beleza, onde as ciclovias seriam uma opção inteligente. 
Em Nova Friburgo, felizmente, não temos problemas: as cliclovias e ciclofaixas são bem conservadas e de excelente qualidade. A cidade possui cerca de 100 quilômetros de ciclovias e de qualquer bairro é possível chegar ao centro de modo seguro. Há inúmeros bicicletários espalhados por toda a cidade. Sem contar, que não há retenções no trânsito de automóveis, e que os caminhões, há muito,  já utilizam a Estrada do Contorno, evitando o centro da cidade. Para o turista, basta alugar uma bicicleta e chegar com segurança aos pontos de interesse turístico. Ou estarei sonhando?

2 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

Por enquanto vamos sonhando. Um dia Friburgo chega lá.

Vanessa disse... [Responder comentário]

Fiquei surpresa ao ler essa reportagem do JB, pois diversas vezes já atravessei Rio-Niteroi com a bicicleta pelas barcas e nunca me foi cobrado nenhuma taxa por isso. Intrigada, pesquisei sobre o assunto na web e só então compreendi: domingo a taxa não é cobrada e eu sempre atravesso no domingo!

É realmente lamentável que as pessoas que abrem mão do carro sejam penalisadas por isso. Sim, porque nesse caso não se trata apenas de não estimular, mas sim de cobrar! Vai entender...

Por outro lado, recentemente tive a oportunidade de experimentar as novas ciclofaixas de Niterói (Icaraí e São Francisco, se não me engano) e também de ouvir um motorista de táxi dizer, na cara grande, que não respeita a tal ciclofaixa (eu estava "à paisana" e ele logo mudou o discurso quando me identifiquei como ciclista).

Duro pedalar no Rio de Janeiro, hein?