16 de fevereiro de 2010

Friburgo de Bicicleta: Mury ao Centro



A estrada velha de Mury, a estrada do trem, está demarcada a partir da Fábrica Ypu (Km 0) até Theodoro, por sinalização colocada pela Ascof (Associação dos Corredores Friburguenses). Uma ação positiva, da qual muitos tem se beneficiado.
O trecho é muito bonito, com vegetação expressiva, pássaros e a presença constante do rio. Destacando-se a usina e a cascata Hans entre o Km 5 e o Km 4 e a água de nascente para se refrescar, no Km 4.

De Mury (Km 5) até a Fábrica Ypu (Km 0) é quase constante a descida (suave), sem muito esforço de pedaladas.
A partir do Bairro Ypu, procurei fugir dos automóveis, buscando caminhos alternativos: o calçadão da Av. Emil Cleff, passando pela Bolsa de Automóveis, o Mercado das Flores, ao lado do galpão da escola de samba Saudade, a rua Coronel Zamith, a Avenida Campesina (todo esse trecho poderia facilmente ser demarcado com ciclofaixas) para finalmente chegar à ciclovia da avenida.
A bicicleta é um meio de transporte eficiente, barato, saudável e prazeroso. A cada dia cresce o número de ciclistas entre nós. Mas, lamentavelmente, em nossa cidade ainda não é seguro pedalar divindo o espaço com os automóveis. A necessidade de ciclovias e ciclofaixas é vital para que se possa pedalar com segurança.

0 comentários: