20 de maio de 2011

Friburgo de Bicicleta: Via Expressa




Manhã encoberta, com frio e vento. Destino: Ciclovia da Via Expressa.
Gosto desse espaço. É na verdade mais que uma ciclovia, é um caminho democrático que abriga em harmonia os adeptos da caminhada, do ciclismo, da corrida e até os malhadores, lá no início, nos aparelhos de ginástica.
É um prazer percorrer o caminho de dois quilômetros, às vezes com alguma inclinação no piso, com suas subidas e descidas. É gratificante encontrar pessoas de todas as idades em busca de saúde ou do puro prazer de praticar uma atividade física. É muito bom avistar a Pedra do Imperador tão próxima e mais no final, o Caledônia, quando as nuvens permitem.
Encontro as divisórias recém-pintadas e testemunhei, em outras manhãs, o trabalho dedicado dos garis em manter o espaço limpo.
Por outro lado percebo, ao longo do tempo, o surgimento de novas entradas para veículos, descaracterizando o espaço e levando insegurança aos usuários. Próximo ao Ciep, por exemplo, existem duas entradas para veículos em uma distância inferior a 50 metros. Risco há da total descaracterização de um espaço que beneficia a tantos.
A preciosa área utilizada para shows, em frente ao Roseiral, deveria ser preparada e cuidada para espaço de lazer e convívio e não para depósito.
O espaço com os aparelhos de ginástica é muito frequentado e bem que merecia novos aparelhos, bancos e arborização.
Lembro-me que uma das pistas da Via expressa costumava ser fechada aos domingos. Era uma festa.

0 comentários: