7 de junho de 2011

Friburgo de Bicicleta: Bairro Ypu



Lembro-me que, no passado, era gratificante chegar a Nova Friburgo e encontrar o imponente prédio da Fábrica Ypu todo iluminado e a fábrica com as suas máquinas em produção ininterrupta. Era a boa sensação de estar seguro, de estar em casa. Creio que, mesmo para o visitante, a imagem era marcante.
Embora antecedido pelo encanto de Theodoro e Mury, o Bairro Ypu guarda este aspecto de entrada, de portal da cidade.
Impressiona, nos últimos anos, o crescimento populacional da área, considerando também os bairros vizinhos: Perissê, Catarcione, Cordoeira, Ponte da Saudade.
É inconcebível que bairros tão populosos não recebam os investimentos necessários para a melhoria da qualidade de vida da população.
É insensato enxergar um bairro apenas como um ajuntamento de moradias. É fundamental a construção de praças, parques, ciclovias, quadras esportivas. É também fundamental criar meios que possibilitem um relacionamento democrático entre a comunidade organizada e seus representantes.
É claro que existem neste momento demandas urgentes e dramáticas. Mas lembro-me bem dos discursos efetuados, sob as luzes dos holofotes, que prometiam uma Nova Nova Friburgo. Uma Nova Friburgo resgatada do esquecimento. E que não faltariam recursos para moradia segura, educação e saúde.

0 comentários: